Publicado 7/7 | [Debate Juridico
Foi publicado no dia 7 de julho, no porta Consultor Jurídico, reportagem abordando a recente decisão liminar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu os efeitos de decretos do Executivo e do Congresso Nacional relacionados à alteração das alíquotas do IOF.
O conteúdo analisa os desdobramentos jurídicos e políticos da medida, que impacta diretamente a tributação sobre operações financeiras no país.
Letícia Schroeder Micchelucci, sócia da área tributária de Loeser e Hadad Advogados, participa da matéria, destacando que a decisão tem caráter cautelar, ou seja, suspende os efeitos dos decretos sem invalidar atos anteriores. Leticia enfatiza também a importância da conciliação entre os Poderes, afirmando que “a medida visa preservar a segurança jurídica e a harmonia entre Executivo e Legislativo”.
Thulio Alves, associado tributarista do escritório, complementa a análise ao reforçar que os efeitos da decisão são válidos apenas a partir de sua publicação, sem impacto retroativo.
Para acessar o conteúdo, clique aqui.
Mantenha-se atualizado sobre temas jurídicos relevantesReceba nossos informes e análises diretamente em seu e-mail
|
10 de julho de 2025
8 de julho de 2025
3 de julho de 2025