O Programa de Transição Energética (Paten), advindo da Lei nº 15.103/25, sancionada após vetos do presidente da República e publicada no DOU do dia 23.01 tem como objetivo principal incentivar a substituição de matrizes energéticas poluentes por fontes renováveis, promovendo o desenvolvimento de projetos sustentáveis no Brasil.
Finalidade do Programa:
O programa busca fomentar iniciativas em infraestrutura e pesquisa tecnológica voltadas para a energia de baixo carbono, abrangendo áreas como energia solar, eólica, biomassa, biogás e hidrogênio de baixa emissão de carbono, além de tecnologias de captura e armazenamento de carbono.
Ainda, o Paten institui o Fundo Verde, gerido pelo BNDES, destinado a garantir financiamentos para empresas com projetos aprovados, utilizando créditos detidos por essas empresas junto à Receita Federal.
Benefícios do Paten:
Além disso, o programa permite a negociação de dívidas tributárias por meio de transações condicionadas ao investimento em projetos sustentáveis, facilitando parcelamentos e descontos de débitos com a União.
Importante ressaltar que a lei define como prioritários os projetos relacionados à produção de combustíveis renováveis, como etanol, biodiesel, biometano, hidrogênio e combustível sustentável de aviação (SAF). Também destaca a expansão de sistemas de armazenamento de energia e a integração de fontes renováveis.
A iniciativa prevê ainda que 0,50% da receita operacional líquida das distribuidoras de energia seja obrigatoriamente destinada à pesquisa, desenvolvimento e programas de eficiência energética, com parte dos recursos alocados para a instalação de painéis fotovoltaicos em comunidades carentes, ampliando o acesso a fontes renováveis.
Impactos:
O programa reflete uma estratégia ampla de transição energética e inovação, ao mesmo tempo em que enfrenta o desafio de equilibrar incentivos com responsabilidade fiscal. Nesse sentido, a implementação do Paten tem potencial para consolidar o Brasil como protagonista no uso de tecnologias sustentáveis, além de facilitar o acesso ao crédito para projetos sustentáveis e estimular a modernização da infraestrutura energética no país.
30 de janeiro de 2025
28 de agosto de 2025
25 de agosto de 2025
21 de agosto de 2025
21 de agosto de 2025
20 de agosto de 2025