Está marcado para a próxima semana (05/08) o julgamento da Repercussão Geral do Tema 962 (RE nº 1063187/SC), que definirá a constitucionalidade da incidência do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre a taxa Selic decorrente de ações de repetição de indébito tributário com sentença transitada em julgado.
A discussão se assenta na natureza do referido proveito econômico recuperado pelas empresas. Segundo a Receita Federal, a taxa Selic deve ser tributada pelo IRPJ e CSLL, nos termos da IN nº 1700, art. 215, §3º, I, “d”, sob o argumento de que o referido valor seria receita nova, compondo o lucro operacional da empresa. Sendo essa a alegação sustentada pela União Federal para manutenção da tributação. Por sua vez, os contribuintes defendem que o valor da Selic não se enquadra no conceito de renda para fins de tributação pelo IRPJ e CSLL, por representar mera recomposição de perda inflacionária, decorrente do tempo em que ficaram impossibilitados de dispor da quantia recolhida indevidamente ao Erário.
Apesar de alguns precedentes favoráveis na primeira instância, o STJ tem posicionamento pela incidência dos referidos tributos sobre a taxa Selic (REsp nº 1138695/SP), o que aumenta a expectativa dos contribuintes sobre a conclusão do referido julgamento perante a Corte Suprema. Em eventual entendimento favorável pelo STF sobre a matéria, não há dúvidas de que os contribuintes estarão diante de uma redução significativa na tributação incidente sobre indébitos tributários judicialmente reconhecidos.
Assim, com a expectativa de eventual modulação do julgamento pelo Supremo na hipótese do reconhecimento da inconstitucionalidade da referida tributação, como ocorrido em casos recentes, faz-se importante que os contribuintes que possam se beneficiar dessa decisão estejam com suas ações ajuizadas antes da data prevista para o início do referido julgamento, de modo que fiquem resguardados acerca do direito pleiteado.
28 de julho de 2021
12 de setembro de 2024
11 de setembro de 2024
17 de setembro de 2024
16 de setembro de 2024