Consulta Pública de PPP de Iluminação em Barreiras/BA
A Prefeitura do Município de Barreiras/BA, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, anunciou que realizará Consulta Pública para o recebimento de contribuições para o aprimoramento do Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) com a finalidade de celebrar Concessão Administrativa para a modernização, eficientização, expansão, gestão, operação e manutenção da rede de iluminação pública do município de Barreiras.
As redes e os parques municipais de iluminação pública são serviços essenciais e a sua implantação, recuperação, modernização, expansão, eficientização, operação e manutenção já constituem o objeto de centenas de contratos de concessões administrativas no Brasil. Nesse sentido, o projeto contribui para o crescimento na área de iluminação pública da infraestrutura brasileira, sendo um dos setores em exponencial crescimento nos últimos anos.
A Audiência Pública foi realizada no dia 18.03 e os documentos da Consulta Pública estarão disponíveis até 07.04.2022, na Secretaria Municipal de Planejamento presencialmente ou por meio do endereço eletrônico https://barreiras.ba.gov.br/
Leilão da CODESA é reagendado para 30 de março
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou os Comunicados Relevantes nº 3 e 04/2022 para reagendar para o dia 30.03, às 11 horas, na sede da B3, em São Paulo, o leilão de desestatização da CODESA, companhia responsável por administrar os portos de Vitória e Barra do Riacho, no Estado do Espírito Santo.
O Edital e a minuta do Contrato de Concessão foram aprovados em 14.02, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), tendo seu projeto estruturado pelo BNDES, com a assessoria do Consórcio Portos B – Portos Brasil formado por Loeser e Hadad Advogados, Modal Consult, XVV Advogados, PwC e V. Garambone Projetos e Consultoria.
O leilão prevê a transferência do controle da companhia e a concessão dos portos de Vitória e Barra do Riacho pelo prazo de 35 anos, prorrogáveis por mais 5 anos, sendo possível acessar os documentos da Concorrência no site oficial do Governo do Espírito Santo e no site do BNDES no link https://www.bndes.gov.br/codesa
.
Aberta consulta para o Projeto de Desestatização CBTU-MG
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou a abertura do data room para o projeto de desestatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o qual tem a finalidade de desestatizar a CBTU, bem como conceder o serviço público de transporte metroferroviário urbano de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG.
Há a previsão da criação de cinco subsidiárias integrais da CBTU, com versão de parcelas de seu patrimônio pertinentes às atividades das superintendências regionais de Belo Horizonte (STU-BH), João Pessoa (STU-JOP), Maceió (STU- MAC), Natal (STU-NAT) e Recife (STU-REC). A consulta pública é a oportunidade de que os interessados se manifestem sobre o projeto, por meio de contribuições. O BNDES apoiará o Ministério da Economia no processo de reestruturação societária da companhia. Mais informações disponíveis em https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/desestatizacao/processos-em-andamento/cbtu-companhia-brasileira-de-trens-urbanos
Celebrado acordo para parceria entre o BNDES e o Estado do Amapá com foco em Resíduos Sólidos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) celebrou o Protocolo de Intenções com o Estado do Amapá, incluindo os seus 16 municípios, para estruturação de projetos de desestatização, com foco na gestão de Resíduos Sólidos. Há a expectativa de que as 16 prefeituras executem plano para identificação de projetos de desestatização com potencial para serem estruturados pelo BNDES, seja de forma individual ou conjunta.
Estima-se que as oportunidades identificadas sejam apresentadas ao BNDES em até 45 dias após a assinatura do Protocolo de Intenções, devendo o BNDES analisar a elegibilidade das oportunidades em até 35 dias após informado pelas prefeituras.
A celebração do Protocolo é um grande passo para o desenvolvimento do setor de resíduos sólidos no Brasil. O Acordo viabiliza a prospecção de oportunidades de negócios no setor, bem como a atração de investidores do setor privado. Destaca-se que, em 2021, o Estado do Amapá arrecadou cerca de R$930 milhões em outorga, no leilão de saneamento realizado pelo BNDES. O contrato, com prazo de vigência de 35 anos, beneficiará todos os 16 municípios do estado e onde serão investidos R$3 bilhões, sendo 70% destinados à melhora do esgotamento e 30% no fornecimento de água.
Loeser e Hadad Advogados foi assessor legal na modelagem jurídica dos instrumentos e procedimentos licitatórios da Concessão, tendo sido contratado pelo BNDES, em parceria com a CAESA e o Governo do Amapá, para a estruturação do projeto. Mais informações disponíveis em http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/imprensa/noticias/conteudo/estado-do-amapa-e-seus-16-municipios-firmam-acordo
Consulta pública para aprimoramento da BR do MAR
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou Consulta e Audiência Pública (4/2022, de 21.02 até 14.03) para obter contribuições para aprimorar o ato normativo para as mudanças decorrentes da Lei nº 14.301/2022, que instituiu o programa de incentivo à cabotagem (BR do Mar).
A referida Lei tem a finalidade de ampliar a oferta e melhorar a qualidade do transporte por cabotagem; incentivar a concorrência e a competitividade na prestação do serviço de transporte por cabotagem; ampliar a disponibilidade de frota para a navegação de cabotagem; e incentivar a formação, a capacitação e a qualificação de marítimos nacionais.
Destaca-se a importância da regulamentação do setor de navegação, tendo em vista o estímulo da indústria naval nacional, desafogando, assim, as rodovias.
O transporte de cargas entre portos criará novas rotas, o que reduzirá os custos do setor e o aumento da concorrência, implicando, por via de consequência, no aumento dos investimentos e modernização do setor.
23 de março de 2022
17 de setembro de 2024
10 de maio de 2022
16 de janeiro de 2025
16 de janeiro de 2025
14 de janeiro de 2025