[Consultor Juridico] Com recursos em queda, STJ tem 33 teses tributárias vinculantes para resolver

Consultor Jurídico | 3/2/2026

 

Foi publicado ontem, dia 3/2, no Consultor Jurídico (ConJur), uma reportagem abordando os principais temas tributários atualmente em análise pela 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que inicia o ano com 33 teses vinculantes a serem definidas. A matéria apresenta um panorama sobre disputas relevantes entre Fisco e contribuintes e os possíveis impactos dessas decisões para empresas e entes federados.

A publicação conta com a participação de Priscila Regina de Souza, sócia de Loeser Hadad Advogados, que comenta o Tema 1.369, relativo à cobrança do diferencial de alíquota do ICMS (Difal) em operações interestaduais destinadas ao consumidor final contribuinte do imposto, antes da vigência da Lei Complementar 190/2022.

Em sua contribuição, Priscila analisa como o julgamento poderá trazer parâmetros de segurança jurídica, considerando o ambiente de disputas entre estados e contribuintes, além de avaliar os efeitos financeiros e operacionais imediatos para empresas e entes federativos. Ela também destaca a importância de uma decisão que privilegie a coerência do sistema tributário e a proteção da confiança legítima dos contribuintes.

Para acessar o conteúdo, clique aqui.

 

Mantenha-se atualizado sobre temas jurídicos relevantes

Receba nossos informes e análises diretamente em seu e-mail

Assinar Newsletter