Aviso

               

Utilizamos cookies para melhorar a funcionalidade do nosso site e melhorar sua experiência na web. Ao continuar a usar este site, você está consentindo em receber cookies. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade e nossos Condições de Uso.

OK

Programa da Receita pode ajudar empresas a evitar autuações fiscais

Foi iniciado, nesta semana, o novo programa de conformidade tributária da Receita Federal do Brasil – RFB, conhecido como “PAC/PJ” (Programa de Apoio à Conformidade Tributária), que visa orientar os contribuintes em suas obrigações tributárias, mitigando a instauração de processos fiscalizatórios e eventuais autuações fiscais decorrentes do não cumprimento da legislação.

Nesse contexto, as ações propostas no programa asseguram o adequado cumprimento das referidas obrigações de forma espontânea pelos contribuintes, sem a prévia instauração dos procedimentos de fiscalização, os quais, em sua grande maioria, terminam na exigência de cobranças cujas discussões administrativas ou judiciais se perduram por muito tempo entre a RFB e os contribuintes.

A principal medida do PAC é a orientação sobre as informações que devem ser prestadas na Escrituração Contábil do Contribuinte (ECF), evitando apurações ou declarações incorretas de tributos que acabam por gerar controles fiscais com consequências significativas para as empresas. Assim, os Contribuintes que pretendem evitar autuações desnecessárias, deverão preencher suas escriturações observando as normativas do programa, além de não extrapolar o prazo para entrega da ECF, último dia do mês de setembro do corrente ano, conforme disciplinado na IN nº 2.039/2021.