Foi publicado hoje, dia 30/06, no portal Migalhas, o artigo intitulado “STJ pode uniformizar questão referente à incidência de IRPJ e CSLL sobre benefício fiscal de ICMS“.
O texto aborda a questão da divergência instalada entre as turmas do Superior Tribunal de Justiça, referente a incidência de IRPJ e da CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS. Desta forma, a 1ª Seção do STJ definirá se a tese firmada no EREsp nº 1.517.492/PR, leading case da matéria, se limita aos casos de benefício de crédito presumido, ou se estenderá aos demais incentivos fiscais de ICMS, excluindo a tributação do IRPJ e da CSLL em qualquer modalidade que o benefício tenha sido concedido.
Colaboraram neste informe: Fernando Loeser, Priscila Regina de Souza, Juliana Abraham e Thulio Alves, de Loeser e Hadad Advogados.
Para acessar o artigo, clique aqui.
30 de junho de 2022
21 de agosto de 2025
20 de agosto de 2025
19 de agosto de 2025
21 de agosto de 2025
14 de agosto de 2025